segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fique por dentro: Google Glass


Apesar de ter previsão de chegada ao mercado apenas para o final deste ano, o Google Glass é o produto Google mais comentado e aguardado da atualidade.

Fugindo totalmente da serventia que óculos comuns nos proporciona, desde os mais simples aos mais sofisticados, o Google Glass é um produto tecnológico que promete substituir até mesmo os smartphones, sendo um óculos de realidade aumentada conectado à internet. Ainda não é possível dizer sobre todas as funções que o Google Glass terá, já que ele está passando por vários testes e seus aplicativos ainda estão sendo produzidos. O que se sabe até o momento é que o óculos tem somente um displays e "serve" para somente um dos olhos, contará com a tecnologia Android, terá o Gmail que poderá ser personalizado para mostrar emails vindos de determinados remetentes ou somente mensagens que estejam marcadas como importantes, Evernote (aplicativo que permite enviar as fotos para o seu drive virtual em tempo real), um sistema de notícias desenvolvido junto ao jornal New York Times, com a ideia de trazer as notícias importantes e de última hora diretamente na interface do Google Glass e um sistema de localização, oferecendo mapas e rotas de percurso

Outro recurso ainda não foi confirmado mas já especulado seria o reconhecimento de imagens, como a porta de uma geladeira ou o portão automático de uma garagem, com isso, o usuário poderia conferir o conteúdo de sua geladeira e abrir o portão apenas com o olhar. O óculos também terá a função de câmera, além das utilidades mais comuns de um aparelho celular, fazendo ligações e enviando mensagens a partir da captura da voz do usuário.


Serge Brin, presidente do Google, usa o aparelho


Para quem duvida da eficácia e tema pelo sucesso do produto, saiba que a Google não para por aí e já há inclusive o projeto de uma segunda geração do Google Glass, o Google Project Glass Part 2. De certa forma, a segunda geração teria as mesmas funções da primeira, mas teria display para os dois olhos.

A primeira geração ainda não foi lançada mas já conta com dois concorrentes de peso! A Sony já tem sua patente aprovada pelo USPTO (Escritório de Patentes dos Estados Unidos) e diferente da primeira geração a ser lançada pelo Google, a versão Sony terá duas lentes para a visualização de informações. A outra empresa é a Vuzix com o seu Vuzix Smart Glasses M100, que utilizará uma versão modificada do Android Ice Cream Sandwich e poderá ser utilizado junto com outros dispositivos, como Bluetooth e Wi-Fi.

E para quem pensa em adquirir o Google Glass, procurar outras informações sobre suas utilidades é muito importante, mas importante também é preparar o bolso, já que o mais novo brinquedinho Google deve chegar ao mercado custando em média US$ 1.500. Mas com certeza, para os apaixonados por tecnologia, isto é apenas um mero detalhe.

O Google disponibilizou um vídeo demonstrando como seria o uso do Google Glass por um dia, dando mais realidade a imaginação de seus possíveis compradores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário