segunda-feira, 29 de abril de 2013

Convergência entre TV e Internet


Aos poucos abandonaremos nossas cadeiras à frente do computador e retomaremos às poltronas em frente à TV, tudo por conta da convergência da TV com a Internet. O consumidor de tela já pode assistir o que quiser a qualquer momento e não precisa mais ficar preso às grades das emissoras.

Muitas emissoras já migraram seus programas para a internet e possuem importantes portais na rede. Estão até mesmo desenvolvendo programas exclusivos para a internet. Também temos sites que já produzem e distribuem sua própria programação para a televisão.

Um exemplo atual é o Netflix, que proporciona acesso ilimitado e online a milhares de séries de TV e filmes transmitidos pela Internet para a TV com PS3, Wii, Xbox 360 ou qualquer outro aparelho compatível com a Netflix. A interatividade com esse serviço ocorre quando o usuário tem a possibilidade de ver o que quiser e quando quiser, podendo pausar e retomar sua programação a qualquer hora.


Nesse processo de convergência, a TV é o epicentro de todas as mídias. Temos rádio online, seriados para TV, games, previsão do tempo, trânsito e diversos outros aplicativos, como o TV Mail e o TV Chat. Com tanto conteúdo disponível, algumas Smart TVs ajudam o telespectador a selecionar suas preferências, através de um sistema de recomendação de conteúdo por conta dos hábitos de navegação do usuário. Outra função das Smart TVs é o Social TV – Facebook, Twitter Email – permitindo ao telespectador compartilhar o que está assistindo nas redes sociais, fazendo uso do controle remoto.

Essa revolução aproxima as pessoas da televisão por ter mais liberdade e fácil acesso à conteúdo de sua preferência, mas também aproxima as pessoas de uma família, por exemplo, já que em um só aparelho será possível ter acesso a diversos tipos de conteúdo.

Apesar da nova função de nossa velha TV, a também velha narrativa não desaparecerá. A linguagem da televisão apela a valores, sentimentos e emoções, colocando em evidência o cotidiano do telespectador. Na televisão, o ficcional e a informação se fundem. À essa mistura, damos o nome de narrativa, que nada mais é do quê a fala presente na televisão.

Mesmo sem legenda, o vídeo abaixo possui uma simples tradução visual que nos possibilita compreender o poder da convergência das mídias:



Um comentário:

  1. Eu acho interessante essa análise, mas eu penso que a internet já ganhou seu status próprio e dificilmente haverá essa convergência.

    Acho mais provável que a TV se torne uma segunda opção de entretenimento e comunicação, como aconteceu com o rádio.

    Mas o tempo é que vai dizer quem tem razão.

    Um grande abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir