segunda-feira, 22 de abril de 2013

Entenda o Creative Commons

Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2001 e situada na Califórnia, Estados Unidos.

A organização criou licenças conhecidas como licenças Creative Commons com o objetivo de aumentar obras criativas através de suas licenças que permitem compartilhar e copiar com menos restrições.

Criadores de conteúdo aprovam a ideia pois podem controlar a maneira que sua obra será compartilhada, ampliando o uso dos seus materiais sem que os consumidores infrinjam as leis de proteção à propriedade intelectual. Um escritor pode permitir a qualquer pessoa o uso e a alteração de um texto de sua autoria, exceto em aplicações comerciais que podem ser cobrada a autoria.

Vamos exemplificar:

Compositores, agora podem permitir que outros artistas utilizem suas composições para fazer mistura de ritmos. Escritores podem disponibilizar artigos para que outros autores publiquem em outros meios mas efetuando mudanças.

As leis de direitos autorais ainda são muito rígidas e muitas vezes os criadores se sentem intimidados para ceder e utilizar materiais de pessoas que querem compartilhar seu trabalho.

Para compreender melhor, vamos analisar o uso da Creative Commons pelo site InfoWester

“Você pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de criar outras derivadas sob as seguintes condições:

- Atribuição: você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Isso quer dizer que você deve informar quem é o autor original da obra;

- Uso não-comercial: você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais, por exemplo, para colocá-la em uma revista paga;

- Compartilhamento pela mesma licença: se alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir o material resultante sob uma licença idêntica a esta.”

O Brasil apoia o projeto e adapta a Creative Commons à realidade do país. Além disso, o artista Gilberto Gil também colaborou ao ser o primeiro brasileiro a disponibilizar conteúdo em áudio com uma licença Creative Commons.

Um comentário:

  1. Eu uso esse tipo de licença, e acho que me sinto mais seguro para publicar textos sem pensar que alguém pode estar querendo ganhar dinheiro com material que eu disponibilizo de graça no meu blog.

    Qualquer ferramenta que venha a proteger a produção intelectual é importante.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir