segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vamos falar de SOPA?


Calma, calma, não é sobre essa "sopa" que falaremos!

S.O.P.A.: Stop Online Piracy Act, em português: Lei de Combate à Pirataria Online. 

SOPA é um projeto de lei da Câmara dos Deputados dos EUA que visa acabar com a pirataria na Internet, incluindo penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses. A discussão do projeto ocorreu em janeiro de 2012 e sua votação aconteceria no mesmo mês, dia 24. O método utilizado para a censura de sites seria o bloqueio por DNS, o mesmo tipo de bloqueio usado na China, no Irã e na Síria, e ironicamente ou não, um método muito criticado pelos EUA. 



Para explicar o efeito que o SOPA causaria no mundo virtual de maneira resumida, um simples parágrafo basta: O gigante Google seria inteiramente afetado e grandes sites como o Twitter e YouTube não teriam sucesso algum, já que a maior parte de seus conteúdos seriam retirados do ar, ou simplesmente, não existiriam.

Consegue se imaginar sem o Google, YouTube, Twitter, blogs, sites de pesquisa, sites para o compartilhamento de músicas, filmes etc? Os sites da "lista negra" do SOPA são americanos, mas essa demanda de bloqueio afetaria o mundo todo, tantos são os sites americanos utilizados em todo canto do mundo. 
Em 18 de janeiro de 2012, poucos dias antes da decisão final, o mundo se deparou com um evento de manifestação nomeado "blackout", no qual cerca de 75 mil sites americanos se auto retiraram do ar! E não pense que foram sites pequenos, foram eles: Wordpress, Internet Archive, Wikipedia, Minecraft, Destructoid, Elder Scrolls Wikia, Reddit, Mozilla etc. Além deles, Google e Facebook declararam publicamente repúdio ao SOPA.

Felizmente, no dia 20 de janeiro de 2012 o projeto foi arquivado pelo seu próprio patrocinador-chefe, o republicano Lamar Smith, e não o restou muitas histórias a serem contadas, a mais considerável foi o fechamento do site MegaUpload por parte do FBI. 

A pirataria na internet é um crime que deve ser combatido, mas talvez, o SOPA não estivesse totalmente capacitado para abolir a esse crime pois inibe a liberdade de expressão, e muita informação não seria mais acessada, prejudicando o funcionamento da web no mundo inteiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário